BEBÊ E IDOSA MORREM DE DENGUE
Um bebê de 7 meses e uma mulher de 70 anos vítimas de dengue em Formiga, conforme Boletim Epidemiológico da Dengue divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Formiga no final da tarde de sexta-feira, 17 de maio. A idosa morreu em fevereiro e o bebê, em março.
O informativo atualizado pela passa traz dados de 1º de janeiro a 16 de maio deste ano. O boletim informa que ocorreram no período 3.454 casos confirmados, 2.290 casos descartados e 5 óbitos em investigação
“Novamente, de acordo com a equipe responsável pela coleta de dados, o aumento significativo nos números é em virtude do recebimento e da inclusão no sistema de resultados de exames “antigos” feitos no Ambulatório da Dengue (Cemas), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em laboratórios particulares”, informou o Executivo em nota.
A doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti possui 4 sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Quando exposta a um deles, a pessoa fica imune, mas pode contrair dengue até quatro vezes se for infectada por todos os sorotipos. Em Minas Gerais, os quatro sorotipos estão em circulação, o que reforça a necessidade de adotar medidas de prevenção contra a proliferação do mosquito, como evitar água parada em potes, vasos, pneus e outros possíveis criadouros do mosquito.