BRASIL JÁ TEM QUASE 100 MORTES POR DENGUE
Várias cidades do Brasil já decretaram situação de emergência em saúde pública em decorrência da dengue. Na prática, o decreto autoriza a entrada forçada de agentes públicos de saúde em imóveis públicos ou particulares vagos, desabitados ou abandonados, mesmo sem autorização dos proprietários. Fica permitido, também, o ingresso em casos de recusa dos donos.
Segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil está perto de alcançar a marca de 100 óbitos por dengue. Na última atualização nesse sábado (17), o país tinha 94 mortes confirmadas pela doença e 381 em investigação.
Sobre o número de casos, são mais de 555,5 mil. Segundo projeções da pasta, o país deve chegar a inéditas 4,2 milhões de infecções até o fim 2024. Ainda de acordo com o painel, em todo o Brasil, 54,9% dos casos prováveis, são em mulheres e 45,1% em homens. A faixa etária mais afetada, até agora, são as pessoas entre 30 e 39 anos. Sendo 49,5% de homens e 59% de mulheres.
Para além disso, fica autorizado, também, a dispensa de licitação para compras de bens e serviços destinados à emergência, contratação de profissionais para o sistema de saúde e ampliação da carga horária dos contratos vigentes.
Casos de dengue em Minas Gerais
Em janeiro, o Governo de Minas Gerais declarou situação de emergência em Saúde Pública no estado em razão do cenário epidemiológico. Com 181.645 casos prováveis de dengue, o estado vive o maior pico da doença em toda a história.
Quando falamos sobre casos confirmados, os números ultrapassam os 62 mil. Nos meses de janeiro e fevereiro, o estado registrou cinco vezes mais casos se comparado ao ano de 2023. De acordo com o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Baccheretti, a alta de casos deve diminuir em meados de março. Até o último boletim epidemiológico, 18 pessoas morreram e outras 100 mortes estão em investigação.