DepartamentosDestaquesNotíciasPolítica

BRASIL PODE TER REDUÇÃO NA JORNADA DE TRABALHO PARA 4 DIAS

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), declarou nesta segunda-feira (9) que a redução da jornada laboral de cinco para quatro dias úteis é possível no Brasil e não sobrecarregaria a economia.

“Acredito que passou da hora [de discutir a redução]. Até porque acho que a economia brasileira suportaria”, disse. “Há debates acontecendo sobre experimentos de três dias na semana, quatro dias… Experimentos estão sendo feitos”, argumentou durante reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal nesta manhã.

Marinho indicou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não se oporia à discussão no Congresso Nacional e cravou que a avaliação sobre a mudança cabe ao Legislativo. “Esse debate não é meramente de governo. Quem é autoridade para dar a palavra final é o Congresso. Ele precisa decidir se é o momento de nova regulagem da jornada”, afirmou.

“Acredito sinceramente que passou da hora. Não conversei com o presidente Lula. Estou dizendo qual é a minha opinião e não a do governo. Mas, tenho certeza que o presidente não bloquearia um debate como esse”, pontuou.

A redução da semana útil de cinco para quatro dias é abertamente apoiada pelo ministro do Trabalho e Emprego. No início deste ano, o grupo Reconnect e a 4 Day Week Brazil lideraram uma iniciativa para experimentar o modelo no país — testado no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Espanha. As pesquisas com as empresas envolvidas começam neste segundo semestre.