Destaques

BRASIL RECEBE VACINAS DA JANSSEN

O Brasil recebeu, na manhã desta sexta-feira (25), a primeira parte de um lote de 3 milhões de vacinas da Janssen doadas diretamente pelo governo dos Estados Unidos. Esse primeiro voo chegou no Aeroporto de Viracopos (SP) com pouco mais de 2 milhões de doses. No sábado (26), outra aeronave deve trazer o restante das vacinas, segundo informou o Ministério da Saúde. Até agora, o Brasil não aparecia na lista de doações diretas de vacinas dos EUA.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, acompanharam a  chegada das vacinas. Via perfil do Twitter, eles comentaram o fato. “Essas vacinas fazem parte do nosso esforço para garantir a imunização da população brasileira. Até setembro, 160 milhões de brasileiros devem receber 1 dose de esperança no braço. E com a doação do governo americano, iremos acelerar a esperança do nosso povo”, escreveu Queiroga. “Nós estamos juntos com o Brasil e iremos somar todos os esforços para que possamos vencer essa pandemia. Lutaremos para fortalecer, ainda mais, a colaboração na área da saúde das nossas nações”, declarou o embaixador dos EUA no Brasil.

Esse é o maior número de vacinas mandadas pelos Estados Unidos para qualquer país até agora de forma direta – ou seja, fora do escopo do Covax, iniciativa vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS) para a distribuição de imunizantes a nações em desenvolvimento.

A negociação para a doação foi feita diretamente entre a Casa Branca e o governo brasileiro, que fez seu primeiro contato em busca de vacinas em março, depois do pedido de outros líderes da região, como o presidente mexicano.

A  vacina Covid-19 da Janssen é dose única, e só começou a ser usada no país nesta semana. Na terça-feira, uma primeira remessa de 1,5 milhão de doses, compradas pelo Ministério da Saúde, chegou ao Brasil. Na quinta-feira, outra remessa adquirida diretamente com o laboratório, de 300 mil também aterrissou em solo brasileiro.  No caso dessas duas remessas, as vacinas são parte de um contrato para 38 milhões de doses entre o governo federal e a Janssen.

Via O Tempo