CÂMARA AUTORIZA INÍCIO DO PROCESSO DE ENCAMPAÇÃO DO SERVIÇO DE ÁGUA
Na noite desta segunda-feira (26), a Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro autorizou o início do processo de encampação do serviço de água. Atualmente, o serviço é prestado pela COPASA.
Apesar da autorização dada pelo legislativo, esse é apenas o começo de um longo caminho pela frente até que a prefeitura passe, de fato, a realizar o serviço proposto. Em maio, os vereadores já autorizaram o processo de encampação do serviço de esgoto, também feito pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais.
Antes da votação, o prefeito Filipe Carielo, utilizou a tribuna da Câmara Municipal para defender o projeto de lei que está no legislativo e que permite a encampação dos serviços atualmente realizados pela COPASA, no município.
A vereadora Najara Ávila disse que há uma preocupação da sua parte referente ao fato dos serviços de água e esgoto estarem presentes em único contrato e estarem sendo tratados de forma única. Najara foi a única vereadora a votar contra o projeto.
“Fui a favor do projeto de encampação do esgoto, porém, a questão da água é mais complexa e, ao meu ver, precisa ser melhor discutida com a população. Por esse motivo, havia feito um requerimento de audiência pública que seria votado nesta reunião”.
Wilber destacou que não vota em discursos e sim em projetos apresentados. “Sempre pautarei no que está escrito e quando houver dúvidas irei questionar, esse é o meu papel como vereador”.
Filipe ressaltou que a prefeitura terá que apresentar capacidade técnica de que o município “dá conta” do serviço. Além disso, terá que ser pago cerca de R$ 21 milhões para a Copasa no caso da encampação do esgoto e quase R$ 3 milhões para a água.