CÂMARA INSTALA CEI DAS USINAS FOTOVOLTAICAS
A Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro instalou, nesta segunda-feira (11), uma CEI (Comissão Especial de Inquérito), para investigar o processo de aquisição e instalação das usinas fotovoltaicas compradas pela prefeitura.
O requerimento de instalação da CEI foi feito pelos vereador Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista), Najara Ávila e Wilber Moura. Os três serão os componentes da comissão que será responsável por averiguar os fatos relacionados ao tema.
A instalação da CEI foi aprovada por todos os vereadores. O vereador Elton Costa sugeriu que a comissão fosse composta pelos proponentes da investigação e ressaltou que fiscalizar é o papel dos vereadores.
Agora, a comissão tem 90 dias para realizar os trabalhos. O prazo pode ser estendido para igual período.
SOBRE AS USINAS FOTOVOLTAICAS
Há alguns meses, a prefeitura iniciou a instalação de placas fotovoltaicas em diversos prédios públicos, como por exemplo, a sede do executivo municipal, praça de esportes, quadra do Rosário, velório, escolas municipais, entre outros espaços públicos.
De lá pra cá, a prefeitura já conseguiu se tornar autossuficiente em geração de energia predial, ou seja, não paga mais conta de energia elétrica dos prédios públicos. Agora, a expectativa é que nos próximos meses, o município se torne também autossuficiente em geração de energia para a iluminação pública. Com isso, deixa de pagar a conta da CEMIG também relacionada as luzes das ruas, praças e avenidas.
DESCONTO PARA ENTIDADES, FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA E SERVIDORES PÚBLICOS
Com o excedente da energia gerada pelas usinas fotovoltaicas, a prefeitura pretende subsidiar a energia elétrica de algumas entidades assistenciais.
Além disso, famílias de baixa renda cadastradas pela Assistência Social, poderão ter desconto quase integral na conta de luz de suas casas, pagando apenas a tarifa mínima. Também há um projeto de dar descontos aos servidores públicos municipais.