CÂMARA MANTÉM REMANEJAMENTO DE 25%
Por 5 votos a 3, a Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro rejeitou a emenda proposta pelo vereador Antônio Marcos Esteves, que tinha como objetivo reduzir o percentual de remanejamento dos atuais 25%, para apenas 5% no ano que vem.
O remanejamento significa o montante autorizado pela Câmara, em que o prefeito pode “mexer” no orçamento anual, sem passar pelos vereadores.
De acordo com o vereador Lucas Carielo, o remanejamento autorizado anualmente pela Câmara, serve para auxiliar o poder executivo em situações urgentes, sem depender da convocação de reunião extraordinária, por exemplo, o que poderia, em alguns casos, atrasar o que precisa ser feito de forma mais rápida.
Lucas lembrou, ainda, de situações em que os projetos ficaram, segundo ele, “engavetados” por semanas na Câmara Municipal.
Ainda de acordo com o vereador, o remanejamento de apenas 5%, conforme proposto na emenda que foi rejeitada, “engessaria” a gestão pública.
Os vereadores que votaram pela permanência do remanejamento de 25% foram Wilber Moura, Sueli das Graças de Melo, José Joaquim Silva, João dos Reis Vilela e Lucas Carielo.
Já os vereadores favoráveis ao remanejamento de apenas 5% foram Antônio Marcos Esteves, Carlos Antônio Ferreira e Najara Ávila.