CÂNION DE CAPITÓLIO É FECHADO POR RISCO DE CHUVA
Na manhã desta quarta-feira (10), os profissionais que trabalham com turismo náutico foram informados que o atrativo Cânion de Capitólio (MG) não receberá visitantes devido ao período chuvoso na região do Lago de Furnas. A ação se dá em prol da segurança dos profissionais e turistas, e assim que for liberado, todos serão comunicados.
De acordo com o Decreto Municipal da Prefeitura de Capitólio do dia 23 de março de 2022, estava previsto o fechamento do atrativo em períodos chuvosos “Em caso de chuvas e/ou verificação de algum tipo de deslocamento, uma movimentação de blocos rochosos ou de solo, diz o decreto, pode haver interrupção dos passeios em qualquer ponto dentro do cânion”.
Diariamente o Cânion é monitorado pela empresa GM&C Ambiental, sob direção do Engenheiro Geólogo e doutor em Geotecnia Eduardo Goulart Collareso, e o responsável pelo monitoramento local é o Engenheiro Ambiental, com pós-graduação em Segurança do Trabalho Juliano Santos Soares.
A decisão do fechamento foi determinada em conjunto entre Prefeitura, Geólogos e Marinha do Brasil.
“O monitoramento é realizado visando primeiramente à vida dos profissionais de turismo e turistas. Com a precipitação pluvial, pode acontecer alguma queda ou erosão maior, então para prevenir e zelar pela segurança de todos, ficou decidido o fechamento independente do volume de chuva como prevenção nos períodos chuvosos”, informou Juliano.