Destaques

CAPITÓLIO VAI SEDIAR COPA BRASIL DE CANOAGEM EM ABRIL

Em visita na cidade dias 16 e 17 deste mês, o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Rafael Giroto, teve calorosa recepção por parte dos gestores municipais, e não teve nenhum motivo que o impedisse de anunciar oficialmente a Copa Brasil de canoagem de velocidade e paracanoagem em Capitólio de 27 de abril a 1º de maio. Além da importância dos torneios, os atletas primeiros colocados de cada categoria representarão o Brasil nas futuras competições internacionais.

A diretoria Municipal de Esporte e Lazer, Valéria Soares, revelou que Girotto ficou impressionado com a estrutura oferecida pelo município, desde a acolhida incluindo seus convidados até as condições de acomodações imobiliárias e a estrutura para técnicos e atletas trabalharem.

“Ele disse que sua intenção é trazer outras seleções para morar e treinar em Capitólio. Vão instalar, inclusive, na lagoa do rio Piumhi, em frente à praia artificial Domingos Gonçalves Machado, a raia olímpica de mil metros com boias para facilitar mais os treinamentos”, realçou.

Ainda de acordo com Valéria, a seleção brasileira masculina de canoa, que mora em Lagoa Santa (MG), desde o início de janeiro está cumprindo um período de estágio em Capitólio, e se preparando para os primeiros torneios em 2022.

“O Giroto me revelou isso em conversar com Lauro Júnior, técnico do canoísta e medalhista olímpico, Isaquias Queiroz, e os demais atletas olímpicos do grupo”, completou a diretora.

Depois do encontro de Giroto com o prefeito Cristiano Geraldo da Silva e outros cinco convidados, o caderno de encargos da Copa Brasil foi entregue ao gestor municipal. As demais pessoas que participaram da reunião foram Leonardo Reis, funcionário CBCa; Silvana Gazotti, Secretária Municipal de Educação; Aurélio Amaral, funcionário do Comitê Olímpico e representante da Federação Mineira de Canoagem; Valéria Soares; Angela Leite, vice-prefeita.

Durante os cinco dias de disputa, a cidade deverá receber aproximadamente 600 competidores de vários estados do país, sem contar dirigentes, árbitros e mídia.

“Acredito também na vinda dos familiares, amigos dos ilustres visitantes. O turista também vai estar em peso por aqui, e isso é muito bom para nossa cidade e região”, ressaltou Valéria.

Além do turismo ecológico, o principal carro-chefe da economia de Capitólio, ultimamente, as federações e confederações esportivas aquáticas parecem ter descoberto tudo que necessitam para promover treinamentos, competições e passou a adotar a cidade, incluindo suas belezas naturais, a receptividade das autoridades municipais, e o apoio necessário aos organizadores e competidores.

Capitólio recebeu um kit com barcos da Confederação
Brasileira de Canoagem, no último sábado. / Foto: Reprodução.