CARMELITANO DIVULGA CARTA ABERTA AO PREFEITO FILIPE CARIELO
Um cidadão carmelitano utilizou um grupo no Facebook para divulgar uma carta aberta endereçada ao Prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Carielo. A carta é assinada pelo cidadão João Pedro Rey Pontara. Veja na íntegra:
“Filipe, imagino que não deva ser fácil ser gestor e exercer uma posição de liderança em uma crise sanitária que gera, além de muitas mortes e sofrimento, colapso econômico e social.
Também acredito que você tenha boas intenções e está buscando trabalhar no enfrentamento da pandemia. Mas, como cidadão e eleitor, me sinto no direito de discutir e questionar suas atitudes. Espero que tenha humildade e abertura para isso.
Diante desses momentos criticos, faz-se necessária uma boa dose de humildade e realismo. O Carmo, atualmente, NÃO É exemplo nem referência de enfrentamento da doença. Talvez nunca tenha sido. É preciso lidar com muita cautela diante da impermanência das coisas. Estamos falando de um vírus altamente contagioso e estamos falando de vida humana.
Lockdown não é a solução? Não, não é! A solução é uma só: VACINA! Vacina e isolamento social. Isso é o que a ciência comprova, Filipe!
Fora isso, tudo são “meias verdades”, meias soluções. Você tem argumentos para sua tese “Lockdown não é a solução”; concordo com alguns, discordo de outros. Mas o fato é que a situação nunca esteve controlada, e propagandear essa tese com sorriso no rosto por aí me soa muito, muito irresponsável. Isso traz, nas entrelinhas, uma mensagem muito perigosa em um país cujo principal líder tem uma postura negacionista, irresponsável, ingênua e orgulhosa.
Seria melhor, então, botar a cara no mundo para, aí sim, apresentar uma solução comprovadamente eficiente. Mas, prefeito, nós ainda não a temos. Precisamos reconhecer nossa incapacidade, às vezes. Humildade é transparência.
Acho sim, Filipe Carielo, que você deu um passo muito maior que as pernas. Tem sua posição e quer executar? Que assim faça, mas com cautela, humildade, sem se achar dono da razão e de todas as respostas.
Se, em algum momento, o ato público “Lockdown não é a solução” teve fins mais marketeiros do que humanitários, prefeito, você errou. Errou feio! Brincou com vida humana. Seria melhor uma campanha de #VacinaçãoSolidária, junto à Secretaria de Assistência Social, onde todos os vacinados doam 1kg de alimento aos mais necessitados, tiram foto no cartaz #VacinaçãoSolidária da Prefeitura com satisfação e solidariedade. Isso sim seria uma campanha de marketing inteligente, eficiente e que geraria um bom engajamento nacional, tanto para a cidade quanto para sua carreira na política. Além, claro, de combater a fome. Não há nada de errado na boa e coerente propaganda.
Além disso, acho que você deveria dar mais autonomia para o Comitê de Enfrentamento, agir mais como um líder que escuta do que como um líder que induz. Em um tribunal, o líder é mais o juiz e menos o acusador. Esse espaço de decisão é dos especialistas, Filipe. Vocês todos deveriam ter mais transparência nesse diálogo e, no mínimo, transmitir as reuniões do Comitê ao vivo, publicamente, assim como faz em suas lives. TRANSPARÊNCIA é a chave.
Não quero nem entrar no mérito dos números da pandemia, se foram escondidos ou adulterados. Espero, de coração, que não. Porque isso é um crime de responsabilidade MUITO, MUITO GRAVE, e eu ainda acredito na sua boa vontade e na de quem integra o Comitê de Enfrentamento.
Filipe, você se colocou nessa posição e estará sempre sujeito a críticas e questionamentos. Aceite isso. Se abra para os que discordam. Faça da sua gestão um exemplo de participação e transparência. Fortaleça os Conselhos Municipais, pois tem muita gente disposta a te ajudar em seu trabalho. A discordância não é ruim, nem mesmo a oposição. Essa é a essência da política.
Se você errou, Filipe, acredito que foi tentando acertar. Eu também estou sujeito a isso o tempo todo; todos estamos. Meu voto em você não foi em vão. Apesar de não conhecê-lo profunda e pessoalmente, acredito que tenha boas intenções, discernimento e consciência. Espero e acredito que queira o bem, não só para si, mas para toda a cidade. Que os interesses coletivos sejam sempre mais importantes que os seus próprios.
Sei que é muito mais fácil estar aqui, na minha posição do que aí, na sua. Sei que criticar e questionar costuma ser mais fácil do que ter em mãos a responsabilidade que você tem. Não tô aqui para fazer juízo de valores, nem por ego, pra “lacrar”, nem te “cancelar”. Mas por pura necessidade de expressão. Respeito sua coragem de estar aí, espero que tenha humildade para escutar uma crítica, de repente para reparar em erro, além de atitude na busca de soluções e diálogos.
Espero também que estejam trabalhando no Plano de Vacinação e na compra de vacinas pelo município, se isso for possível. O momento é caótico, precisamos muito nos cuidar. Nós, como população, precisamos tomar pra nós também a responsabilidade desse momento. Você não é o único responsável. TODOS NÓS SOMOS! Precisamos muito nos cuidar, precisamos muito ter consciência e paciência. Precisamos assumir e reparar nossos erros.
Precisamos pensar nas crianças e nos idosos.”