Carmo do Rio Claro-MGCidadesCulturaDepartamentosDestaquesNotícias

CARMO PODE SE TORNAR A CAPITAL ESTADUAL DO DOCE CRISTALIZADO E EM COMPOTA

Carmo do Rio Claro é reconhecida nacional e internacionalmente pelos seus doces artesanais, que já foram servidos em solenidades presidenciais e são exportados para diversos países.

Esse reconhecimento pode se tornar ainda maior, caso seja aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Projeto de Lei nº 1438/2023, de autoria do deputado estadual Raul Belém, que torna o município de Carmo do Rio Claro a capital estadual dos doces cristalizados e em compota.

O projeto de lei foi apresentado em plenário em setembro do ano passado e distribuido às Comissões de Constituição e Justiça e de Desenvolvimento Econômico, onde aguarda parecer dessas comissões.

Na justificativa, o deputado menciona que o trabalho dos doces finos de Carmo do Rio Claro vem de geração em geração e são feitos artesanalmente, as frutas e cascas esculpidas à mão e cristalizadas em grandes tachos de cobre numa calda espessa de água e açúcar que já ocuparam importantes eventos na história do Brasil e do mundo.

Nas andanças pelo mundo, os doces carmelitanos chegaram até a cerimônia de casamento da princesa Diana com o príncipe Charles em 1981. Na época, Diana teria conhecido o doce por meio do embaixador brasileiro em Londres e se encantado. Os doces bordados também tiveram repercussão internacional ao serem elogiados pelo presidente Barack Obama em visita ao Brasil.

Para a doceira Maria Rita Dias de Paula, ex-presidente da Associação dos Artesãos de Carmo do Rio Claro, esse reconhecimento vindo do governo do Estado de Minas Gerais será um grande salto para a produção e comercialização dos doces carmelitanos que já são muito conhecidos e, certamente, serão ainda mais lembrado e requisitados a nível nacional e internacional, podendo gerar inclusive, mais emprego e renda para população na produção dos doces artesanais.