Carmo do Rio Claro-MGCidadesDepartamentosDestaquesNotíciasSaúde

CARMO REGISTRA 1º CASO SUSPEITO DE VARÍOLA DOS MACACOS

A Secretaria Municipal de Saúde de Carmo do Rio Claro, através da Divisão de Vigilância em Saúde, vem a público comunicar que foi notificado o primeiro caso suspeito de Monkeypox (Varíola de Macaco).

Trata-se de um paciente com 31 anos, do sexo masculino, que a primeiro momento apresentou sintomas como: calafrio, tosse, aumento dos linfonodos do pescoço e lesões na pele. Ao procurar atendimento médico na ESF, onde foi prontamente atendido por toda a equipe de saúde, e colocado em isolamento para observação da evolução das lesões.

Na data de 05/09/2022, confirmada a suspeita, sendo notificado no sistema e coletado material que será enviado a FUNED em Belo Horizonte – MG, para confirmação ou descarte através de exames laboratoriais. Informamos que todas as equipes de saúde, foram treinadas e estão preparadas para os atendimentos relacionados a varíola dos macacos.

Nesse primeiro momento não há motivo para pânico e as medidas sanitárias e individuais devem ser mantidas, a fim de evitar a propagação desse vírus. Após recebimento dos resultados laboratoriais, será divulgado se a suspeita foi confirmada ou não.

O paciente permanece em isolamento domiciliar sem apresentar agravamentos, ou piora no quadro de saúde. Está sendo seguidas todas as recomendações do Ministério da Saúde e de notas técnicas específicas.

Caso tenha tido contato com algum caso suspeito ou confirmado da doença, ao observar sintomas parecidos, ou lesões na pele e/ou mucosas, procure atendimento de profissional mais próximo e evite contato com outras pessoas.