Principais

CASCAVEL É ENCONTRADA NO PORTO RICO

Na manhã desta sexta-feira (15), moradores do bairro Porto Rico em Carmo do Rio Claro, foram surpreendidos com uma cobra. Segundo eles, o animal é da espécie cascavel.

Cascavel é o nome genérico dado às cobras peçonhentas dos géneros Crotalus e Sistrurus. As cascavéis possuem um chocalho característico na cauda, e estão presentes em todo o continente americano. A cascavel, por razões não bem entendidas, em vez de sair completamente de sua pele antiga, mantém parte dela enrolada na cauda em forma de um anel cinzento grosseiro.

A finalidade do som produzido pelo guizo é de advertir a sua presença e espantar os animais de grande porte que lhe poderiam fazer mal. As cascavéis alimentam-se principalmente de pequenos roedores, mas podem fazer uso de seu veneno para fazerem outras vítimas, como pequenas aves, coelhos, lagartos, e, eventualmente, outras serpentes. Apesar de serem vistas durante o dia, predominam os hábitos crepuscular e noturno.

Seu corpo possui entre 1,5 a 2 metros de comprimento e a fêmea, na fase adulta, gera entre 18 a 30 filhotes em cada gestação.

Nesta semana, pelo menos outras duas cobras foram encontradas na cidade, todas da espécie jiboia. Uma delas em uma residência na rua Luis Amélio Freire anteontem, e outra ontem no bairro Planalto 2. A Polícia Ambiental pede que haja cuidado da população com esse animais. E, caso necessário, podem acioná-los para a retirada do animal.