Informação com Credibilidade

CidadesDepartamentosDestaquesNotíciasPouso Alegre-MGSaúde

CASOS DE TUBERCULOSE SÃO INVESTIGADOS EM PRESÍDIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) investiga dois possíveis casos de tuberculose no Presídio de Pouso Alegre. Os detentos apresentaram sintomas suspeitos da doença neste mês. Em abril, três registros foram confirmados.

Em nota, a Sejusp informou que os dois foram encaminhados para a realização de testes. Os sintomas suspeitos apareceram neste mês de maio. Conforme a secretaria, os resultados dos exames devem sair até o fim desta semana.

No mês de abril, três detentos testaram positivo para a doença. Segundo a Sejusp, assim que o diagnóstico foi confirmado, os presos foram isolados e receberam tratamento conforme o protocolo de saúde. A Sejusp informou que eles estão no final do tratamento e recebem medicação.

Já os outros detentos que dividem cela com os presos contaminados também passaram por exames, porém não atestaram a doença.

Casos no Sul de Minas

Em 2023, segundo o Painel Epidemiológico Tuberculose, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), foram registradas 34 notificações de casos de tuberculose nas cinco cidades mais populosas do Sul de Minas.

  • Pouso Alegre: 4 notificações (3 homens e 1 mulher)
  • Poços de Caldas: 4 notificações (4 homens)
  • Varginha: 4 notificações (3 homens e 1 mulher)
  • Passos: 15 notificações (6 homens e 9 mulheres)
  • Lavras: 7 notificações (6 homens e 1 mulher)
  • Total: 34 notificações

O que é a tuberculose

tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Segundo o Ministério da Saúde, a doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse. Essa tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro).

Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. Isso porque, no mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem pela doença, responsável por mais de um milhão de óbitos anuais.

No Brasil são notificados aproximadamente 80 mil casos novos e ocorrem cerca de 5,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.