CASOS E MORTES POR COVID TÊM QUEDA NO SUL DE MINAS PELA 10ª SEMANA
O Sul de Minas voltou a registrar queda no número de novos casos e mortes por Covid-19 pela 10ª semana consecutiva. Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nesta semana a região registrou +3.441 novos casos, com 100 mortes. Em relação à última semana, a queda em novos casos foi de 6,5% e a de mortes, de 0,9%.
Número de casos registrados na região nas últimas semanas:
- Esta semana: +3.441 casos, com 100 mortes
- Há 1 semana: +3.682 casos, com 101 mortes
- Há 2 semanas: +4.203 casos, com 104 mortes
Desde o início da pandemia, conforme os dados da SES-MG, o Sul de Minas já teve confirmados 302.281 casos positivos de Covid-19, sendo 7.286 mortes em decorrência da doença.
Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento.
Nesta sexta-feira (20), o novo boletim da SES-MG trouxe as confirmações de mais 22 mortes e outros 579 novos casos de Covid-19 no Sul de Minas.
Os número de casos e mortes divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras. Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.
O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.
Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer, tanto em relação a casos quanto a mortes confirmadas.
Via G1 Sul de Minas