Carmo do Rio Claro-MGCidadesDepartamentosDestaquesGeralNotícias

CASTRAMÓVEL ESTARÁ EM CARMO NESTA TERÇA

A Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) iniciou nesta semana, a última etapa de cirurgias do programa “Castramóvel” em 2023, que tem o objetivo de esterilizar cães e gatos.

Segundo a Ameg, nesta etapa, serão realizadas 829 castrações distribuídas em 13 municípios, cumprindo antecipadamente a meta estipulada pela associação de realizar 10.718 castrações até fevereiro de 2024, conforme convênio firmado junto ao Fundo Especial do Ministério Público.

De acordo com a associação, entre os dias 27 e 29 de novembro, a Unidade 01 do Castramóvel esteve no município de São João Batista do Glória, onde foram realizadas 120 cirurgias. Na última quinta-feira, 30 e sexta, 1º de dezembro, outras 60 castrações foram feitas em Fortaleza de Minas.

Conforme o cronograma do programa, na próxima segunda-feira, 4, o Castramóvel atenderá duas cidades. A Unidade 02 estará em Pratápolis para realização de 30 castrações, enquanto que a Unidade 01 estará em São José da Barra, operando outros 50 animais.

Posteriormente, a Unidade 01 seguirá para Carmo do Rio Claro, com 50 cirurgias programadas para o dia 5 de dezembro. Em Guapé, no dia 6 de dezembro, serão realizadas mais 50 castrações, seguidas por São Roque de Minas no dia 7, onde estão programadas outras 50 esterilizações. Fechando a semana, na próxima sexta-feira, 8, o município de Pimenta terá mais 50 castrações agendadas.

Ainda segundo o cronograma, entre 11 e 14 de dezembro, a Unidade 02 do Castramóvel estará em Passos, onde estão previstas 186 esterilizações de cães e gatos. Em Itaú de Minas, as cirurgias já ocorrem em uma clínica médica veterinária credenciada, com 50 castrações previstas nos próximos dias. Na cidade de Cássia, outras 60 cirurgias serão realizadas através de outra clínica vinculada ao projeto.

Segundo a Ameg, o Castramóvel desempenha um papel crucial na promoção da saúde animal, no controle populacional por meio da esterilização, contribuindo assim para o bem-estar e a sustentabilidade das comunidades envolvidas.