CHUVA CAUSA MAIS UMA MORTE EM MG
O boletim da Defesa Civil de Minas Gerais deste domingo (29) confirmou a nona morte por chuva no Estado no atual período chuvoso, que iniciou em 22 de setembro. Trata-se de um idoso arrastado durante o temporal que atingiu a cidade de Nepomuceno, no Centro-Oeste do Estado, na madrugada deste domingo.
Segundo o órgão estadual, por volta das 0h05 deste domingo, a cidade foi atingida por chuvas intensas que fizeram o ribeirão Menezes subir, causando inundação que atingiu quatro casas no bairro Vila Menezes e deixou uma ponte de acesso à comunidade de Nazaré de Minas submersa, impedindo o acesso. Nesse local, um veículo ocupado por três pessoas foi surpreendido pela força da correnteza e foi arrastado. Duas pessoas que estavam no veículo conseguiram sair, porém, um idoso de 78 anos que estava de passageiro foi levado pela correnteza e encontrado posteriormente já morto. Segundo a Defesa Civil do município, devido às fortes chuvas, pode ter ocorrido o fenômeno conhecido
como “cabeça d’água” no ribeirão.
O boletim também cita as três mortes durante o desabamento de uma casa no bairro Paraíso, região Leste de Belo Horizonte. Os óbitos ainda não são computados como decorrentes das chuvas. “Possivelmente devido às condições estruturais da residência, ocorreu o desabamento de uma casa no bairro Paraiso em Belo Horizonte. A edificação possuía dois pavimentos e já havia sido vistoriada pela Defesa Civil Municipal de BH em 2022 e orientado os moradores sobre os riscos, existência de fissuras, trincas, porém na época da vistoria o risco não era imediato. Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, não é possível afirmar ainda as causas do desabamento, pois no momento do fato não estava chovendo. Somente após a finalização da perícia será possível determinar o motivo do evento”, explicou a Defesa Civil de Minas Gerais.
Até o momento, as mortes confirmadas pelas chuvas no Estado são a do idoso de Nepomuceno, um casal em Raul Soares, três óbitos em Ipanema, além de vítimas em Uberlândia, Maripá de Minas e Coronel Pacheco. Atualmente, Minas Gerais tem 34 cidades em situação de anormalidade por conta das chuvas. São 1.018 pessoas desalojadas e 154 desabrigados.