CHUVA EM MG JÁ DEIXOU MAIS DE 4 MIL DESALOJADOS E DESABRIGADOS
O período chuvoso atual em Minas Gerais já soma mais de quatro mil desalojados e desabrigados. Ao todo, são 3.663 desalojados e 421 desabrigados em todo o estado. Segundo boletim da Defesa Civil Estadual, o número de cidades mineiras em situação de anormalidade é de 141, além de 26 mortes terem sido registradas em decorrência das chuvas.
O número de danos no período chuvoso 2024/2025, que começou em 27 de setembro e acaba em março, já é maior do que o do período anterior. De acordo com a Defesa Civil de Minas, o número de mortes é quatro vezes maior do que o do ano passado. Também superaram do último período os totais de desabrigados, desalojados e municípios que decretaram estado de emergência ou de calamidade pública em decorrência dos temporais.
Das 26 pessoas que morreram no estado durante o período de chuvas, a maioria foram em razão de afogamentos ou deslizamentos de terra. Dez pessoas morreram em Ipatinga, três em Ipanema e outras duas morreram em Raul Soares, enquanto os municípios de Uberlândia, Maripá de Minas, Coronel Pacheco, Nepomuceno, Capinópolis, Alterosa, Carangola, Tombos, Santana do Paraíso, Glaucilândia e Serro tiveram uma vítima cada.
Até o momento, estragos em vias e prédios públicos, somados à necessidade de socorrer as pessoas diretamente afetadas pelas chuvas, levaram 139 municípios a decretar estado de emergência ou calamidade pública no estado, contra 102 em todo o período chuvoso anterior e 48 até o fim de janeiro do ano passado, ainda segundo dados da Defesa Civil.
Saque Calamidade
Na quinta-feira (30/1), a Caixa Econômica disponibilizou o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade para trabalhadores de 11 municípios mineiros (confira lista). A liberação, decorrente das chuvas intensas nas cidades, pode ser solicitada por meio do Aplicativo FGTS até o dia 29 de abril.
É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter sacado pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível. Segundo a Caixa, a solicitação é feita pelo Aplicativo FGTS, opção Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.