CICLONE EXTRATROPICAL PODE ATINGIR O BRASIL NO NATAL
A formação de um ciclone extratropical e a passagem de uma frente fria entre o fim deste domingo e decorrer da segunda-feira (25) de Natal podem provocar temporais no Centro-Sul do Brasil. O alerta foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“Sábado (23), as tempestades se concentram entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e em áreas da Região Sudeste. Nessas áreas, também há possibilidade chuva forte e rajadas de vento acima dos 70 km/h”, diz o alerta, divulgado nessa sexta-feira (22).
O Inmet destaca que a formação do ciclone extratropical entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul se inicia no fim do domingo (24) e, principalmente, na madrugada de segunda-feira (25). “Ao longo deste dia, o sistema se intensifica sobre o Oceano Atlântico”
“Ventos diretamente associados ao ciclone e ao gradiente de pressão atmosférica (baixa pressão no oceano e entrada de alta pressão a oeste) intensificam as rajadas de vento que podem ficar entre 80 a 100 km/h, na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira (26)”, finaliza o comunicado.
O que é um ciclone extratropical?
O fenômeno é caracterizado por um sistema de baixa pressão atmosférica que ocorre em latitudes médias, ou seja, longe da região equatorial. A ocorrência de ciclone extratropical é comum Europa, América do Norte e Ásia, mas também pode ocorrer em países como o Brasil.
Normalmente, o ciclone é acompanhado fortes ventos e chuvas intensas. Em algumas regiões, é possível nevar.