Destaques

CIDADES DE MG FAZEM HOJE MUTIRÃO DE MULTIVACINAÇÃO

Várias cidade do interior de Minas Gerais realizam, neste sábado (16/10), um “Dia D” de multivacinação para crianças entre seis meses e adolescentes até 15 anos de idade, com o objetivo de controlar doenças que são comuns a essas fases da vida. A iniciativa é parte de uma campanha nacional que dura todo o mês de outubro para atualizar a caderneta de vacinação dos jovens e pequenos.

Ao todo, 18 vacinas serão oferecidas para doenças como caxumba, poliomielite, sarampo, meningite, febre amarela. Cada cidade terá um horário de funcionamento dos postos de saúde  (veja os detalhes abaixo).  Em todos os casos, é obrigatório levar documento de identidade da criança ou adolescente, além do responsável, e a carteira de vacinação.
Mesmo com a baixa procura no ano passado por causa da pandemia de COVID-19, o médico clínico geral e psicólogo Roberto Debski reforça que essas vacinas precisam ser aplicadas no tempo certo. “Os jovens devem manter a vacinação atualizada. Isso faz com que o corpo produza anticorpos para essas doenças. Mesmo com o coronavírus aí, temos outros problemas que podem causar patologias graves”, afirma.
“Na medida em que as doenças passam a não circular mais, justamente pela boa cobertura vacinal, as pessoas se esquecem e não percebem como elas são perigosas”, completa o pediatra Valter Sartorato.
Este ano, a campanha de multivacinação, em muitas cidades, também terá uma “dose a mais”: a vacina contra COVID-19, que passou a ser distribuída para adolescentes entre 12 e 17 anos com ou sem doenças crônicas em todo o estado.
Sartorato, porém, lembra que não é ideal fazer a aplicação de outras vacinas se a contra o coronavírus for aplicada no mesmo dia. “Não há estudos ainda sobre a administração de dois imunizantes tão diferentes juntos. Não há como saber se pode haver alguma reação. Já as demais vacinas do calendário da multivacinação podem, sim, ser tomadas juntas”, explica.
Via Estado de Minas