DepartamentosDestaquesEconomiaNotícias

CONTA DE LUZ EM MG PODE FICAR 11% MAIS BARATA

A conta de luz dos mineiros pode ficar mais cara se um projeto que regulamenta usinas eólicas em alto mar for aprovado no Senado Federal. A ideia original era criar regras para os chamados cata-vento funcionarem na costa brasileira, na teoria seria mais energia limpa e renovável para o país. O problema é que durante a tramitação no Congresso, foram colocados muitos outros projetos que não só não tem nada a ver com as usinas eólicas, como pretendem dar incentivos fiscais para outras fontes de energia que são poluentes.

Se passar, a previsão é de um custo extra de R$ 25 bilhões por ano na produção de energia elétrica. Em Minas Gerais, o preço da conta de luz pode subir 11%, segundo o presidente da frente nacional de consumidores de energia elétrica, Luiz Eduardo Barata.

“É importante esclarecer que a Frente Nacional dos Consumidores de energia, assim como uma imensa maioria o setor elétrico brasileiro, é favorável e aguarda aprovação do PL. O problema é que ao ser apreciado na Câmara dos Deputados, foram incorporados de uma série de emendas para instalação de nova fontes de geração no momento desnecessárias e que custarão R$ 658 bilhões ao longo dos 25 anos com o impacto anual de 25 bilhões”, explicou.