Destaques

CPI DOS FURA FILA DEVE SER ENCERRADA EM ATÉ 3 SEMANAS

O Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos “fura-filas” instaurada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania) acredita que um desfecho seja possível em “duas a três semanas”.

CPI apura possíveis irregularidades no processo de vacinação contra a COVID-19 entre servidores públicos de Minas Gerais, em especial na Secretaria de Estado de Saúde (SES). Funcionários administrativos – alguns até em regime de trabalho remoto – e até membros da alta cúpula da pasta, como o ex-secretário Carlos Eduardo Amaral, foram imunizados, mesmo fora do grupo prioritário.

Nesta terça-feira (06/04), a CPI contará com a presença de representantes de servidores. Serão ouvidos pelos deputados Núbia Roberta Dias, diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (SindSaúde-MG) e secretária-executiva da Mesa Estadual de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (Sus), e Gustavo Ribeiro Bedran, presidente da Associação dos Especialistas em Políticas e Gestão de Saúde do Estado de Minas Gerais (AEPGS).
A CPI foi instaurada pela ALMG em 18 de março deste ano e tem até 120 dias (com possibilidade de prorrogação de 60) para divulgar um resultado. Fora do governo de Minas de forma oficial desde 13 de março, Carlos Eduardo Amaral deve ser um dos últimos a falar com os deputados, de acordo com João Vítor Xavier, próximo ao depoimento do também vacinado e ex-secretário-adjunto de Saúde, Luiz Marcelo Cabral.
Via Estado de Minas