DepartamentosDestaquesNotíciasSaúde

CRIANÇAS SERÃO VACINADAS CONTRA A DENGUE NAS ESCOLAS

Durante participação do Dia D contra a Dengue, em Serra, no Espírito Santo, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou neste sábado (2), o início da vacinação de crianças e adolescentes nas escolas públicas do país, a partir da segunda quinzena de março.

A vacinação nas escolas contemplará todo o esquema vacinal disponível no país para que a caderneta das crianças seja atualizada.

“O programa ‘Vacinação nas Escolas’, que é uma ação conjunta do Ministério da Saúde com o Ministério da Educação, é um programa muito apoiado pelo nosso presidente Lula. A vacinação vai ocorrer, prevista, para a segunda quinzena de março. De todas as vacinas”, declarou a ministra.

Dengue

Sobre a dengue, Nísia reforçou que todas as escolas estão com várias ações de conscientização e orientação para os alunos. “Produzimos muito material para os professores”, informou.

Este ano o Brasil começou a vacinar crianças de 10 e 11 anos contra a dengue em municípios onde havia expectativa da incidência do tipo 2 da doença estar mais presente. Nísia Trindade disse, porém, que o público alvo da vacina conta a dengue não poderá ser ampliado por causa da limitação de doses disponíveis.

“Como sabemos, compramos todo o estoque possível do laboratório produtor e estamos num trabalho para que laboratórios brasileiros, sob a liderança da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), possam produzir a vacina no Brasil, mas isso não é uma solução imediata”, disse a ministra.

Ela reforçou que a proteção da vacina contra a dengue só é completa após a segunda dose, que deve ser aplicada depois de três meses da primeira.

“Então, para este momento, a nossa medida de combate é eliminar os focos do mosquito para impedir que vidas por dengue sejam perdidas. Combate é uma palavra forte, que lembra guerra, mas é isso mesmo. Temos de eliminar os focos do Aedes aegypti”, disse.

A ministra lembrou ainda a importância da união de toda a população brasileira para derrotar a dengue – governos federal, estados e municípios, uma vez que a doença já ultrapassou 1 milhão de casos.

Emergência e SUS

A presença da ministra Nísia Trindade na manhã deste sábado (2) – Dia D contra a Dengue em todo o país – em Serra (ES), foi justificada pelo fato de ela querer estar em um estado que declarou emergência por dengue. Do Espírito Santo ela seguiu para Salvador (BA), onde não há emergência, mas os casos estão subindo de forma preocupante.

A ministra agradeceu a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente atendendo as milhares de pessoas afetadas pela doença, em todo o país, e reforçou a relevância da atuação do Sistema Único de Saúde (SUS): “Comparado com o ano de 2023, apesar dos altos números, há menos casos de morte no Brasil por dengue neste momento. E quem garante isto é o SUS, com suas policlínicas, centros de saúde. Por isso, quero agradecer a todos os profissionais no Brasil que cuidam das pessoas. Contem com o Ministério da Saúde e vamos continuar a fazer juntos esse trabalho”, finalizou.