CRIMES CONTRA CRIANÇAS CRESCE NO SUL DE MG
O número de crimes envolvendo crianças e adolescentes no Sul de Minas cresceu neste ano em comparação ao ano passado. Em Pouso Alegre (MG), o aumento foi ainda maior do que na região. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais.
As informações têm como fonte o Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais, que levantou informações das três regiões integradas de segurança pública do Sul de Minas. A base das informações são os registros policiais relacionados a crimes contra a dignidade sexual e à família, à pessoa, o patrimônio, a propriedade material e ao tráfico de drogas.
Segundo os dados, os crimes envolvendo crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, saltaram de 3.124 entre janeiro e agosto de 2021 para 3.458 no mesmo período deste ano, com crescimento de 10,7%.
Já a cidade de Pouso Alegre registrou crescimento superior ao registrado em toda a região. O aumento foi de 28%. Foram 146 registros em 2021 entre janeiro e agosto contra 187 no mesmo período de 2022.
Para o promotor de justiça de Defesa das Crianças e dos Adolescentes, Fabiano Laurito, os números são reflexo de um maior acesso à informação e, consequentemente, de mais denúncias.
“Ao meu ver até o momento não há um fato gerador que seja determinante neste momento para esse aumento. A mim parece que esse aumento se deve aos canais de comunicação e o acesso à informação, do que propriamente que tenha havido um crescimento. Nós sabemos que os fatos que não chegam até o conhecimento da autoridade policial e das autoridades em geral, são fatos que são desconhecidos, mas que existem, assim como ocorreu com a Lei Maria da Penha, a violência doméstica, que também foi um fato que sempre existiu e os números vêm aumentando cada vez mais”, disse o promotor.