DEFESA CIVIL ALERTA PARA RISCO DE CABEÇA D´ÁGUA NO FERIADO
Todo o Estado de Minas Gerais está em alerta para a possibilidade de ocorrência do fenômeno chamado cabeça d’água (chuva intensa na cabeceira de rios, que aumenta repentinamente o volume de água de cachoeiras e pode arrastar e matar banhistas) durante o feriado prolongado de Proclamação da República. A informação foi divulgada pela Defesa Civil estadual nesta sexta-feira (11).
O aviso foi repassado pelo tenente-coronel Sandro Vieira Corrêa, coordenador adjunto de Defesa Civil. Segundo ele, algumas dicas podem ajudar a evitar tragédias. “Orientamos aqueles que vão aproveitar o período para que fiquem atentos ao volume de chuvas, à presença de galhos e folhas, e à mudança na cor da água, assim como no volume da cachoeira ou da corredeira”, afirmou.
Corrêa também pediu que as pessoas não montem acampamentos próximos às calhas dos rios. “Privilegie a parte mais alta do terreno e não perca de vista crianças, adolescente e idosos”, completou.
Por fim, convidou a população a fazer um cadastro gratuito na Defesa Civil para receber alertas de segurança. “Basta enviar um SMS com o CEP da sua residência ou local desejado, para o número 40199. Assim, os alertas climáticos chegarão ao seu celular”, informou.