DEPUTADO PEDE PARA RETIRAR PRESOS DA FILA DE PRIORIDADE PARA VACINA
O deputado federal Diego Andrade (PSD/MG), líder da bancada mineira na Câmara dos Deputados, apresentou um projeto de lei na Casa para retirar a população carcerária do grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19. A proposta foi assinada por outros líderes de bancada na Câmara e o deputado pretende avançar com a votação do texto.
“Espero que seja bem rápida, vamos ver se a gente consegue votar no máximo até a próxima semana para que a gente possa dar tranquilidade para os prefeitos vacinarem motoristas de ônibus, os professores, trabalhadores, aí depois vacina os presos, começando com os que têm comorbidades”, disse o deputado à reportagem.
Nas redes sociais, Diego Andrade citou o exemplo de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde o prefeito delegado Christiano Xavier (PSD), optou por não vacinar os presos e imunizar professores e motoristas de ônibus. “É por pautas assim que temos que lutar, e no que depender de mim a vacina chega primeiro pro trabalhador e cidadão de bem, depois para a população carcerária”, disse nas redes. Diego Andrade é primo do prefeito de Santa Luzia.
Em contato com a reportagem, o líder da bancada mineira na Câmara disse que foi alertado pelo parente e achou que ele estava “certíssimo”, primeiro pelo fato de os presos estarem confinados e, segundo, por ter muita gente “de bem” para ser vacinada, mas ressaltou que “não é nada contra os presos”.
Diego Andrade disse considerar que cidades como Belo Horizonte, que já começaram a vacinar a população privada de liberdade agiram de maneira equivocada porque não há nenhuma determinação para isso a não ser uma portaria do Ministério da Saúde.
Atualmente, o projeto apresentado pelo deputado mineiro aguarda despacho do presidente da Câmara Arthur Lira (PP/AL) para prosseguir a tramitação.