DESCOBERTA DE GAROTA MINEIRA É RECONHECIDA PELA NASA
A estudante Joice Vitória Leão Morais, 18 anos, matriculada no 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Iarbas Rodrigues, de Claraval-MG, a 20 quilômetros de Franca, está recebendo o reconhecimento da Nasa, a agência espacial americana.
O reconhecimento internacional é pelo fato da equipe da qual faz parte ter descoberto dois asteroides que ainda não tinham sido detectados por ninguém.
Ela faz parte de um clube de Garotas na Ciência, chamado “Marie Curie”, em homenagem à cientista que descobriu o Raio-x.
O objetivo do projeto Garotas na Ciência é incentivar os estudos e a ciência para mais meninas entre outros jovens. Foi participando de um trabalho em grupo da equipe ‘Marie Curie’ que ela mapeou os dois asteroides ainda não detectados por outros cientistas.
Por tê-los descoberto, a equipe de Joice Vitória vai ter o privilégio de nomeá-los. O International Astronomical Search Collaboration (IASC) é um programa de ciência cidadã vinculado com a NASA que fornece dados astronômicos de alta qualidade para cientistas cidadãos em todo o mundo.
Esses cientistas cidadãos são capazes de fazer descobertas astronômicas originais e participar da astronomia prática.
O programa começa com inscrição e treinamentos, onde um software chamado Astrométrica é utilizado como ferramenta para essas detecções, sendo tiradas do telescópio pan-STARRS. As imagens são analisadas por equipes e assim no final da campanha os relatórios são enviados.
Joice e todas as meninas de sua equipe receberão um certificado internacional reconhecido pela NASA.
Fascinada por Física, Matemática e Ciência Espacial, Joice ganhou Medalha de Prata na 23° Olimpíada Brasileira de Astronomia.
Suas conquistas na área astronômica têm deixado orgulhosos seu pai Joel Ferreira de Morais e sua mãe Mara Leão. A família é francana, mas está residindo em Claraval.
E apesar de ter descoberto asteroides nesse imenso espaço sideral, Joice não conhece o Observatório Astronômico de Franca, tendo manifestado o desejo de conhecê-lo em breve.
Escrito: Robson Leite – Jornal da Franca – SP