DEVIDO À NEGATIVA DA ANVISA, VACINAS COMPRADAS PELO CISMIP NÃO SERÃO ENTREGUES NO PRAZO
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Passos – Cismip, presidido pelo prefeito passensse, Diego Rodrigo de Oliveira, que negocia a compra de doses da vacina russa ‘Sputnik V’, emitiu uma nota de esclarecimento dizendo que devido à negativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, para importações da vacina russa, não será possível ao laboratório/importador honrar o compromisso de entrega dos imunizantes no prazo estipulado”.
A Prefeitura de Alpinópolis, associada ao Cismip, enviou uma manifestação de interesse para adquirir, dentro da negociação do consórcio, 19 mil doses da ‘Sputnik V’, com as quais objetivava imunizar a população de 18 a 49 anos do município. À época, o prefeito, após consultar o Departamento Municipal de Fazenda, comunicou que havia recurso disponível para efetuar a compra. Também declarou que já havia organizado toda a logística para essa vacinação em massa da população alpinopolense.
No entanto, diante da não aprovação do uso da ‘Sputnik V’ pela Anvisa no Brasil, a negociação do Cismip foi prejudicada e, consequentemente, as vacinas não poderão ser compradas, inclusive as de Alpinópolis. O consórcio, no entanto, esclarece que “as negociações permanecem ativas, aguardando novo posicionamento da Anvisa e, havendo a autorização para a importação, será informado novo prazo de entrega da referida vacina”.
Cabe por fim esclarecer que o Município de Alpinópolis mantém a intenção de adquirir as 19 mil doses da ‘Sputnik V’, porém depende da autorização da Anvisa. Tão logo seja possível, a compra será realizada e a população devidamente imunizada.
Confira a íntegra da NOTA DE ESCLARECIMENTO do Cismip