DIRETOR DA SANTA CASA DE PASSOS FAZ ALERTA SOBRE LIMITE DA UTI
O diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de Passos, Dr. José Ronaldo Alves, divulgou em suas redes sociais um alerta sobre a proximidade do limite de leitos na UTI do hospital. “Estamos quase no limite da capacidade da UTI Covid-19, e não é hora de relaxar os cuidados!”, disse o médico.
Ele ressalta a importância das ações individuais de proteção, “Além das medidas dos governos, tanto estadual, quanto municipal, cada um de nós também precisa reforçar a prevenção.”
Na terça-feira (12), a Santa Casa de Passou esgotou a capacidade dos leitos de enfermaria para pacientes com COVID-19 e foi preciso colocar 20 novos leitos em funcionamento, ontem, 4 deles já foram ocupados. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (13), pela unidade, 22 dos 30 leitos de UTI destinados para COVID estão ocupados, ou seja, restavam apenas 8 disponíveis.
A grande preocupação da Santa Casa bem como da maioria dos prefeitos da região é justamente pelo fato do hospital de Passos ser referência para atendimento de vários municípios. Isso significa que, se cada cidade precisar transferir pelo menos 1 paciente, não terá vagas para todos.
No entanto, Dr. José Ronaldo lembra que medidas simples são capazes de diminuir o risco de um colapso nos atendimentos. “Usar sempre máscara ao sair de casa, lavar as mãos com água e sabão frequentemente, fazer o uso do álcool em gel quando necessário, não tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas, assim como evitar aglomerações e respeitar o distanciamento social são algumas das medidas recomendadas pelos órgãos competentes e que precisam ainda ser colocadas em prática até que uma vacina consiga solucionar esta crise sanitária.”