EM 2024, QUATRO FERIADOS CAIRÃO NO FIM DE SEMANA
O ano de 2024 será de pouco descanso para os brasileiros, se depender dos feriados nacionais. Ao contrário de 2023, em que várias datas caíram na segunda, quinta e sexta-feira, o próximo ano terá poucas oportunidades de emendar feriados. Além disso, quatro deles serão no sábado ou domingo.
O 1º de janeiro, Dia da Confraternização Universal, é o único feriado nacional que cai na segunda-feira. Já o 29 de março, data em que se comemora a Paixão de Cristo, e o 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, serão na sexta-feira. Mas há um novo, em 20 de novembro, com a sanção que transforma o Dia de Zumbi e da Consciência Negra em feriado nacional.
Enquanto isso, para a tristeza dos trabalhadores, Tiradentes (21 de abril) cairá no domingo e Independência do Brasil (7 de Setembro), Nossa Srª Aparecida, Padroeira do Brasil (12 de outubro) e Finados (2 de novembro) serão celebrados no sábado. Com isso, entre 1º de maio até 20 de novembro, os brasileiros ficarão sem feriados nacionais no meio da semana.
Os únicos feriados prolongados — em que se emenda até quatro dias — ocorrerão em virtude de pontos facultativos. São eles: Carnaval, que neste ano será em 10, 11, 12 e 13 de fevereiro; e Corpus Christi, na quinta-feira.
Veja o calendário:
Feriados nacionais
1º de janeiro – Confraternização Universal (segunda-feira);
29 de março – Paixão de Cristo (sexta-feira);
21 de abril – Tiradentes (domingo);
1º de maio – Dia do Trabalho (quarta-feira);
7 de setembro – Independência do Brasil (sábado);
12 de outubro – Nossa Srª Aparecida – Padroeira do Brasil (sábado);
2 de novembro – Finados (sábado);
15 de novembro – Proclamação da República (sexta-feira);
20 de novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (quarta-feira);
25 de dezembro – Natal (quarta-feira).
Pontos facultativos
12 de fevereiro – Carnaval (segunda-feira);
13 de fevereiro – Carnaval (terça-feira);
14 de fevereiro – Quarta-Feira de Cinzas (quarta-feira);
30 de maio – Corpus Christi (quinta-feira).
Ano terá mais um feriado
No fim de novembro, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que declara feriado nacional o 20 de novembro, dedicado ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A proposta, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), foi aprovada com 286 votos favoráveis, 121 contra e duas abstenções. O presidente Lula sancionou a lei no último dia 22.
Assim, mais um feriado foi adicionado ao calendário nacional. O Dia da Consciência Negra cairá numa quarta-feira em 2024.