Destaques

EM MG, 8 CRIANÇAS JÁ MORRERAM POR COVID ESTE ANO

Desde o início de 2022, Minas Gerais registrou oito mortes de crianças por covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Quatro desses óbitos ocorreram no Hospital João Paulo II, referência em doenças respiratórias. Em toda pandemia, são 86 mortes.

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, admitiu que os números “preocupam”, principalmente porque no mês de dezembro nenhum óbito de criança foi registrado no estado.

“É um aumento importante. A letalidade ainda é baixa em crianças, mas ela existe. Temos a maior arma: a vacina. Vale esse destaque. A covid-19, apesar de menos letal em crianças, ela pode matar, e temos a vacina que pode evitar essas mortes”, advertiu.

Mortes no João Paulo II

Nesta semana, a residente em pediatria no Centro de Terapia Intensivo (CTI) do Hospital João Paulo II Marina Paixão de Madrid Whyte, de 27 anos, relatou o drama vivido com os óbitos. “A cada criança que vejo partir meu coração embrulha. Não encontro outra forma de explicar”, escreveu nas redes sociais.

O secretário Baccheretti analisou: “Certamente se essas crianças tivessem se vacinado, a chance delas terem morrido seria muito menor. Imagino o que ela [Marina] passou. Minha esposa é médica no João Paulo II e ela me relata sempre como é difícil. O que temos que fazer é esclarecer: esqueçam notícias falsas. A vacina é eficaz”, afirmou.

Baixa adesão à vacinação 

Municípios tem relatado à SES-MG baixa adesão à vacinação infantil contra covid-19. Ainda que a vacina não tenha chegado a todas as faixas etárias do grupo recém-incluído na imunização (crianças de 5 a 11 anos), os dados são preocupantes.

Via Itatiaia