Destaques

EMIDINHO LANÇA PROJETO PARA REVITALIZAR O LAGO DE FURNAS

Com o objetivo de diminuir os impactos provocados pela falta de chuva na região, o deputado federal Emidinho Madeira lançou o Projeto “Plantando Mais Águas para Furnas e Peixoto”.

O projeto prevê a preservação e recuperação das milhares de nascentes existentes em todos os municípios que circundam o Lago de Furnas e Peixoto e conta com o apoio do setor acadêmico da região e de Furnas.

O objetivo, segundo Emidinho Madeira, é utilizar o corpo técnico das Universidades e Institutos Federais juntamente com os recursos de Furnas para recuperar e proteger cada uma dessas nascentes que desaguam nos dois lagos.

ENTENDA

O deputado federal Emidinho Madeira esteve na semana passada em São José da Barra para uma reunião com o diretor-presidente de Furnas, Pedro Eduardo Fernandes Brito, representando a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a professora Soraya Alvarenga e o professor Carlos Alberto, com os diretores regionais da Emater Rogerio Araújo, William Araújo e Fabio Firmo, o diretor do Instituto Federal – Campus Muzambinho, Renato Souza, o diretor do Instituto Federal – Campus Passos, João Paulo de Toledo Gomes, o chefe de gabinete do IFSULDEMINAS – Campus Machado, Luciano Oliveira, e também com membros da Cooxupé, para tratar do assunto.

A ideia do projeto foi bem recebida tanto pelos acadêmicos quanto por Furnas. Segundo o presidente de Furnas, Pedro Brito, há recurso previsto para pesquisa e desenvolvimento, que corresponde a 1% do faturamento da empresa. As instituições parceiras de Furnas vão definir os locais onde serão feitas a produção de mudas, a quantidade, as espécies e inscrever e cadastrar as propriedades que farão parte do projeto.

No entendimento do deputado federal, todas as alternativas possíveis voltadas ao abastecimento dos Lagos de Furnas e Peixoto têm de ser levadas em consideração. “Temos que pensar em todas as possibilidades, como a preservação das nascentes, as questões do solo, as quotas, e o empenho de todos em achar uma solução para essa realidade que estamos enfrentando”, finalizou o deputado Emidinho Madeira.