Principais

ENTENDA O QUE É O CREDENCIAMENTO DO HOSPITAL PARA PACIENTES DE COVID

O Hospital São Vicente de Paulo de Carmo do Rio Claro está trabalhando para ser credenciado junto ao SUS (Sistema Único de Saúde), para poder manter os pacientes em tratamento leve ou moderado de COVID-19 internados.

Isso, na prática, significa que o hospital poderá receber do SUS por essas internações, e com isso ter uma ajuda de custo para manter esses pacientes, já que não está havendo vagas nem mesmo para enfermaria nos hospitais da região.

Antes, o hospital São Vicente de Paulo não era credenciado, e por isso, mesmo os casos leves de COVID-19, eram indicados a serem transferidos para hospitais como Alterosa e Cássia, por exemplo, que já são credenciados.

Já os casos graves da doença continuarão tendo que ser transferidos da mesma forma, principalmente, se precisarem da unidade de terapia intensiva, a UTI.

CUSTOS OPERACIONAIS

O Hospital São Vicente de Paulo vem enfrentando dificuldades devido ao aumento do custo operacional depois da pandemia. Os gastos com oxigênio, por exemplo, passaram de R$ 8 mil para cerca de R$ 30 mil ao mês. O custo do EPI (equipamento de proteção individual), como luvas, máscaras e outros, foi elevado drasticamente desde o ano passado. O gasto com material de limpeza também aumentou consideravelmente. Os remédios, além de estarem em falta no mercado, também sofreram aumento.

ESCASSEZ DE VAGAS

Com o aumento do volume de internações e a escassez de vagas em todos os hospitais da região, principalmente de leitos de UTI, é muito importante que a população entenda a situação grave e mantenha mais do que nunca as medidas de prevenção, como, uso de álcool gel, máscaras e evitar aglomerações e saídas desnecessárias de casa. É importante ressaltar que até mesmo encontros com familiares e amigos que parecem ser simples, podem gerar o risco de contrair ou disseminar o vírus, portanto, devem ser evitados.