ESCOLAS PARTICULARES REPUDIAM FALA DE LULA
O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe-MG) publicou um comunicado nesta quarta-feira (12/2) na qual repudiou as falas recentes do presidente Lula (PT), que criticou prefeitos que elogiam a educação de seus municípios, mas têm filhos matriculados na rede privada. Na visão do sindicato, as falas do presidente “desconsideram o papel fundamental das escolas particulares na educação brasileira”.
“Muitas vezes é assim. Você chega em uma cidade e pergunta: ‘Prefeito, como é que está a educação? Ah, está maravilhosa, a educação aqui é fantástica’. Aí você pergunta: ‘teu filho estuda na escola fantástica? Não, estuda na particular'”, disse Lula, que também afirmou que o país somente dará certo quanto filhos de família de classe média voltaram para escola pública.
Para o Sinepe, as falas do presidente foram recebidas com ‘perplexidade’ por desconsiderar o papel da educação particular, de atender regiões onde a rede pública não é capaz de atender toda a demanda de ensino.
“Essas escolas não só garantem o acesso à educação em comunidades afastadas ou vulneráveis, mas também se destacam pelo desempenho consistente em avaliações nacionais e internacionais, como o Saeb, Ideb, Enem e PISA, refletindo a dedicação de seus profissionais e o investimento em infraestrutura e inovação pedagógica”, afirma o sindicato, em comunicado assinado pelo seu presidente, Professor Winder Almeida.