Carmo do Rio Claro-MGCidadesDepartamentosDestaquesGeralNotícias

ETAPA MICRORREGIONAL DO PARLAMENTO JOVEM É REALIZADO EM CARMO

Aproximadamente 150 pessoas participaram do evento sediado pela Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro na última quarta-feira (12). A grande maioria constituída por adolescentes que estão na edição 2023 do Parlamento Jovem de Minas, no polo sudoeste. Eles estiveram acompanhados dos coordenadores e vereadores de seus municípios que desenvolvem e apoiam o propósito desse projeto que é dar voz a juventude por meio da educação política e cidadã. Pelo segundo ano, o Legislativo carmelitano recebeu as atividades que compreendem a Plenária Microrregional do Parlamento Jovem de Minas.

Essa etapa é exclusiva do polo sudoeste que é o maior do estado. “O encontro Microrregional ele é uma etapa que foi implementada aqui no polo sudoeste do Parlamento Jovem que é o maior polo de Minas, com 18 cidades. Então foi uma forma que nós da coordenação regional encontramos de contemplar mais estudantes participando dessas etapas de votação das propostas. Hoje nós temos seis cidades aqui em Carmo do Rio Claro, amanhã nós estaremos em Passos e por fim, sexta-feira, em Muzambinho que é a última cidade do nosso circuito de microrregionais”, diz Pedro Alves da coordenação regional do PJ.

O tema discutido este ano é Jovem e o Mercado de trabalho e foi uma escolha dos estudantes de Minas Gerais por meio de votação. A também coordenadora regional, Taís Ferreira, explica o interesse dos jovens sobre o assunto. “Nós estamos debatendo Jovem e o Mercado de Trabalho e nós estamos vendo que é uma demanda muito latente dos nossos estudantes do ensino médio, visto que eles estão aí prestes a entrar nesse mercado de trabalho. E com a implementação desse novo ensino médio – que já abrange também disciplinas no âmbito profissional – eles viram realmente a necessidade de debater esse tema. Mas para além do tema Jovem e Mercado de Trabalho, o principal objetivo do Parlamento Jovem é justamente a formação política desses estudantes de ensino médio. Então, numa primeira fase do projeto, eles vão receber informações sobre a divisão de poderes, a estrutura do Estado, a função do Poder Legislativo, como tramita uma lei, como são formadas as leis no nosso país”.

As atividades começaram às 8 h com a recepção dos estudantes e a introdução das tarefas a serem realizadas. No período da manhã, os jovens foram divididos em grupos de trabalho para discutir e melhorar as propostas relacionadas ao tema do ano. No período da tarde, no plenário da Câmara, foi realizada a abertura oficial da Plenária Microrregional, com a composição da Mesa de Honra e a presença de vereadores de municípios visitantes e dos vereadores de Carmo do Rio Claro: Antônio Marcos Esteves, José Joaquim Silva e Sueli das Graças de Melo. Em seguida, os estudantes voltaram a comandar os trabalhos fazendo a priorização das propostas que seguem para o documento base da Plenária Regional. “Chegamos ao final da nossa Plenária Microrregional, nós estamos muito felizes com o resultado, a Casa estava cheia, cheia de estudantes de outras cidades, os nossos estudantes estavam aqui, vereadores de outras cidades vieram prestigiar nossa plenária, nossos vereadores marcaram presença também, foi um evento muito legal. A gente quer agradecer especialmente aos servidores da Casa que nos auxiliaram muito, a gente está na preparação já tem um tempo e os servidores nos ajudaram bastante, estão aqui desde cedo, com um sorriso no rosto. Então o nosso muito obrigado a todo mundo que nos ajudou e a quem nos prestigiou também”, agradece a coordenadora de Carmo do Rio Claro, Luana Terra Santos.

As escolas são as grandes parceiras do Parlamento Jovem nas cidades já que os diretores apoiam a ideia do projeto e incentivam a participação dos estudantes. Para essa fase, inclusive, a Câmara contou com o apoio físico do Colégio Monsenhor Mário para realizar as atividades do período da manhã. “Agradecemos também aos parceiros da nossa cidade que são as escolas que deixam seus estudantes participarem de todos os nossos eventos. E hoje nós tivemos ainda um apoio físico da estrutura aqui do colégio Monsenhor Mário que recebeu duas turmas dos nossos grupos de trabalho e que deixou o evento mais cômodo porque lá eles têm espaço para atuarem de modo mais confortável e com toda a tecnologia que eles precisam. Então o nosso obrigada também a esses parceiros de fora que fizeram desse dia, um dia fantástico. Foi um evento que a Câmara de Carmo do Rio Claro organizou e trouxe para a nossa cidade para incentivar a educação política, a educação cidadã e também levar o nome de nossa cidade para outros cantos”, diz a Janaína Oliveira, coordenadora de Carmo do Rio Claro.

No intervalo do almoço, os estudantes foram direcionados ao Museu de Arqueologia Indígena e à Feira de Artesanato para que pudessem conhecer parte da cultura da cidade. A Câmara ainda teve a inciativa de presentear os participantes do evento com os tradicionais doces cristalizados da cidade. Esse foi um dia importante para o crescimento da educação que movimentou o comércio local e promoveu o município de Carmo do Rio Claro.