Destaques

EXIGÊNCIA DO CRLV É ADIADA PARA JUNHO

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), referente ao ano de 2021, passará a ser obrigatório novamente apenas a partir de 1° de junho. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (14/1).

O documento tinha voltado a ser exigido nas fiscalizações de trânsito desde o dia 1º de janeiro de 2022, mas devido aos efeitos socioeconômicos provocados pela pandemia e também pelas fortes chuvas que atingem todo o estado, a exigência foi adiada.
Sendo assim, para a fiscalização, o CRLV referente ao ano de 2019, apresentado no formato digital ou impresso, volta a ser exigido para comprovar a regularidade do veículo em circulação.
A exigência do CRLV 2022 será definida pelo Detran-MG e as datas serão divulgadas no segundo semestre.
Os motoristas podem apresentar o documento impresso em papel comum ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS
“O governo do estado e a Polícia Civil se mostram sensíveis à atual situação enfrentada pelos mineiros. A suspensão da exigência do documento de 2021 foi a maneira que encontramos de amenizar esse período difícil, já que muitos utilizam o veículo como fonte de renda”, afirmou o diretor do Detran-MG, delegado Eurico da Cunha Neto.
De acordo com informações do Detran, o CRLV poderá ser dispensado, caso, durante a fiscalização, o agente consiga consultar o sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) para verificar se o veículo está licenciado.
“Durante as abordagens ao condutor, a fiscalização de trânsito observará a regularidade dos documentos obrigatórios, que são o CRLV e a habilitação, sendo desnecessário apresentar comprovantes de pagamento dos tributos”, explica o órgão.
Em caso de dúvida sobre a regularidade do CRLV, o proprietário de veículo poderá acessar o site do Detran, onde também é possível verificar se há débitos e emitir as guias para pagamento do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores( IPVA), seguro obrigatório (DPVAT), Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV)e eventuais multas.
Via Estado de Minas