DepartamentosDestaquesGeralNotícias

FALSOS MÉDICOS SÃO CONDENADOS EM MG

Um homem e uma mulher, que não tiveram a idade divulgada, foram condenados por fingirem ser médicos em Manhuaçu, na Zona da Mata. Um médico, que orientava a dupla a se passar por profissionais, também foi condenado. O resultado da ação foi divulgado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) nesta sexta-feira (21 de fevereiro).

De acordo com o órgão, entre novembro de 2022 e março de 2023, o trio se associou para cometer os crimes em uma clínica. O médico era casado com a mulher, que fingiu também ser médica. O outro condenado era funcionário do casal.

Conforme a denúncia, o médico usava a formação dele para orientar a companheira e o funcionário nas condutas fraudulentas de exercício ilegal da medicina e de falsificação de documentos médicos. O homem dizia o que eles deveriam observar durante a avaliação de pacientes, a realização de exames e a confecção de laudos e prescrições.

A mulher, por sua vez, coordenava a clínica e exercia a atividade privativa de médico, realizando diagnósticos, prescrevendo remédios, entre outras ações. Já o funcionário, conforme a denúncia, fazia exames de ultrassonografias e emitia laudos médicos e prescrições.

Os três foram condenados por exercício ilegal da medicina, falsificação de documentos e associação criminosa. As penas de detenção foram convertidas em prestação de serviços à comunidade e multa.