FEDERAÇÃO REPUDIA DESRESPEITO AO SINDICATO DOS SERVIDORES DA PREFEITURA
Após a reunião realizada nesta segunda-feira (14), na Câmara Municipal, onde o Advogado Dr. Felipe Andrade fez uso da palavra representando o Sindicato dos Servidores Públicos da Prefeitura de Carmo do Rio Claro, a Feserp MG (Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais), divulgou uma nota onde repudia a conduta do vereador e presidente da Câmara, Antônio Marcos Esteves.
A Carmo Web procurou a Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal. Leia as respectivas notas na íntegra.
Nota da Feserp:
“A Feserp Minas vem a público repudiar o desrespeito do presidente da Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro, Antônio Marcos Esteves, que, com o tom de voz elevado, interrompeu bruscamente a explanação do Dr. Felipe Andrade, advogado e representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Carmo do Rio Claro (SINDISCARMO), enquanto levantava pautas de luta pelos direitos e dignidade dos servidores do município durante Ato Público realizado na casa legislativa.
O repúdio da federação se estende às demais interrupções que o advogado do SINDISCARMO sofreu ao tentar falar.
Assim como a Federação, o Sindicato e a população se revoltam com a falta de comprometimento dos políticos com os trabalhadores que servem à população.
Vítima do silenciamento, Dr. Felipe Andrade afirma não se abalar com toda a situação: “Não foi nenhum demérito, porque na defesa dos servidores públicos, nós (Sindicato) fazemos de tudo para garantir os direitos da categoria. Isso, infelizmente, faz parte do cotidiano de luta de uma entidade sindical e enobrece o trabalho, porque dá a certeza de que estamos no caminho certo.”. O advogado ainda agradeceu aos trabalhadores e ao povo pelo apoio e solidariedade. “Eles sentiram nossa luta e trabalho sério”, completou Dr. Felipe Andrade.
Segundo o Sindicato, o sentimento de indignação predomina após a realização do Ato.”Não podemos admitir que ataques desse tipo venham impedir a liberdade de expressão dos cidadãos. Repudiamos veementemente ações deliberadas que colocam em risco a nossa democracia. Reforçamos que a nossa luta continua”, comunicou a entidade em nota.
Ainda no posicionamento, o SINDISCARMO mobilizou os servidores e a população para o trabalho em favor da categoria, contrariando as manifestas tentativas de intimidação por quem não pretende oferecer boas condições de trabalho aos servidores de Carmo do Rio Claro.”
Nota da Câmara Municipal
“O Presidente da Câmara, Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista), explica que os servidores do Executivo presentes mostraram-se incomodados com o debate que ocorria durante a sessão ordinária. Disse ter entendido que os próprios servidores estavam pedindo o fim das argumentações e, por isso, solicitou que as partes encerassem suas falas.
Ele recorda que deu a palavra ao representante do sindicato, o advogado Felipe Marques Andrade, inclusive em outro momento da sessão, quando a Secretária Administrativa da Prefeitura prestava esclarecimentos sobre o não pagamento dos benefícios dos servidores. Ou seja, não houve tentativa de silenciamento, mas abertura de espaço para que o representante do sindicato falasse em nome do servidor. Ao fim da ordem do dia, o senhor Andrade voltou a ter acesso à tribuna para tratar dos assuntos previamente oficiados.
O presidente Marcos do Joaquim Batista ainda gostaria de lembrar que, desde o começo de sua gestão, vem buscando mediar a conciliação entre os interesses do Poder Executivo e dos servidores, sempre abrindo espaço para que o tema fosse debatido e participando ativamente da busca por soluções.
Ele lamenta que uma reunião em que os ânimos estavam exaltados possa vir a manchar seu posicionamento, que sempre foi em busca da resolução dos impasses, em busca do melhor para todos.
Diante de tudo, o presidente da câmara desculpa-se pela exaltação ocorrida na sessão ordinária dessa segunda-feira (14). Também pede que ela não impeça o diálogo que vem sendo estabelecido com frequência e nem as conversas em busca de uma conclusão positiva para a situação.
Por fim, ele reforça que a Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro sempre esteve e continuará aberta para as preocupações do servidor municipal e de todo cidadão carmelitano. Em sua gestão, a voz do povo sempre foi ouvida e continuará sendo.”