FIÉIS CELEBRAM EM CASA O DOMINGO DE RAMOS
Neste domingo (28), a igreja católica vive o Domingo de Ramos com o início da Semana Santa. Este ano, assim como no ano passado, as celebrações com presença de público foram suspensas por orientação da Diocese de Guaxupé, para se evitar a disseminação do Coronavírus. Desta forma, diversos carmelitanos registraram este momento de suas casas com fotos.
A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.
Os ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que essa é desvalorizada e espezinhada. Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Missa, lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.