FIFA ANUNCIA SUSPENSÃO DA RÚSSIA DE COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS
A Fifa anunciou nesta segunda-feira (28) a suspensão da Federação Russa de futebol. Na prática, isso significa que o país está proibido de atuar em competições internacionais. A medida vale também para as seleções de base e feminina.
A punição acontece por conta da guerra que acontece no território da Ucrânia há cinco dias. Mais cedo, o Comitê Olímpico Internacional (COI) também recomendou às federações a proibição da participação de atletas russos em competições internacionais dos demais esportes.
Com a medida, a Rússia não poderá participar das Eliminatórias e, consequentemente, da Copa do Mundo. A competição acontece no Catar em novembro deste ano. A seleção do país participaria da repescagem enfrentando a Polônia, um dos países que mais recebe as pessoas que fogem da guerra, no dia 24 de março.
A decisão foi tomada em conjunto com a Uefa, que rege as competições no continente europeu. A punição também afeta os clubes russos, que estão suspensos das competições internacionais a partir deste momento.
No comunicado oficial, a Fifa disse que o futebol está solidário com as pessoas que estão sendo afetadas pela guerra na Ucrânia.
“O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”, publicou.
Via Itatiaia