FILIPE NÃO VAI DISPUTAR REELEIÇÃO NA AMEG
A presidência da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) a partir de 1° de janeiro de 2023 deve ficar a cargo do prefeito de Passos, Diego Oliveira, que terá Rafael Freire, prefeito de Alpinópolis, como vice.
Segundo informações da associação, após um acordo entre os dois gestores que se apresentaram como pré-candidatos à presidência da instituição, foi formada uma chapa única, encabeçada por Diego e Freire.
Antes do acordo, Diego formou uma chapa com os prefeitos de São João Batista do Glória e Pratápolis na primeira e segunda vice-presidência, respectivamente, e com os prefeitos de Delfinópolis, Piumhi e Capitólio no conselho fiscal e, na suplência do conselho fiscal, os prefeitos de Fortaleza de Minas, Pimenta e Vargem Bonita.
Uma segunda chapa, encabeçada pelo prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Carielo, atual presidente da Ameg, ou o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, também foi articulada. De acordo com a Ameg, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 23, na sede da associação, houve o entendimento da maioria em apoiar Diego para liderar o consórcio no ano que vem.
Ainda segundo a Ameg, após diálogo com os prefeitos, Rafael Freire manteve a disposição em presidir a Ameg, mas ponderou que “abriria mão da candidatura pela unidade da associação e que gostaria de ver Alpinópolis ocupando a vice-presidência”.
De acordo com informações da associação, o prefeito de São João Batista do Glória, Celso Henrique Ferreira, o Celsinho, abriu mão da primeira vice-presidência para o colega de Alpinópolis, que aceitou compor a chapa com Diego.
Carielo afirma que está satisfeito em ver o interesse dos prefeitos em presidir a entidade. “Isso mostra a importância da Ameg para todos os municípios da nossa região e o quanto ela ainda nos pode oferecer para termos serviços públicos de mais qualidade”, disse o atual presidente da instituição que aproveitou a reunião para apresentar a seus pares um breve balanço das ações em sua gestão, principalmente na área de licitações em conjunto que implicaram em economia para os cofres públicos dos municípios associados.
“Ano passado fomos de chapa única comigo, presidindo essa importante entidade. Naquele momento, houve um entendimento e nosso consórcio continuou firme e unido. Neste ano, entendi por bem fazer o mesmo gesto que o prefeito Serginho, de São José da Barra, fez a meu favor, abrindo mão de disputar a reeleição, possibilitando que eu fosse o presidente. Nesse ano, repito aquele gesto, retirando minha candidatura à reeleição e apoiando a chapa única. Acredito que dei minha contribuição para a nossa entidade regional e outros colegas também têm o direito de darem a sua. A boa política se faz assim, com união e sem vaidades pessoais”, disse Carielo.
“Saio da presidência da Ameg para compor a futura comissão de acompanhamento e fiscalização das licitações do consórcio, podendo assim continuar contribuindo para que haja cada vez mais economia nas compras públicas. Já que comprando pelo consórcio temos conseguido preços muito melhores, por serem compras em conjunto, num volume bem maior. Assim, todos os municípios ganham”, disse.
De acordo com a Ameg, Diego aponta que Freire deve participar de todas as discussões e na elaboração de pautas da associação. “Quero deixar claro ao prefeito Rafael que, como meu primeiro vice, faço questão que ele participe de todas as discussões de ideias e elaboração de pauta que fizermos ao longo de 2023 para apresentar aos demais prefeitos. Precisamos de uma associação unida num só objetivo que é fazer a nossa região crescer e se destacar no mapa de Minas Gerais. É isso que os prefeitos anteriores da Ameg fizeram e é isso que vamos fazer também”, afirma Diego.
A última assembleia-geral da atual legislatura da Ameg está programada para acontecer no dia 8 de dezembro, quando, em cumprimento ao estatuto, ocorrerá a eleição com chapa única e posse a partir de 1° de janeiro de 2023.
CONFIRA COMO FICOU A COMPOSIÇÃO DA PRÓXIMA DIRETORIA DA AMEG:
Presidente: Diego Rodrigo de Oliveira – Prefeito de Passos;
1° Vice-presidente: Rafael Freire – Prefeito de Alpinópolis;
2° Vice-presidente: Denise Alves de Souza Neves – Prefeita de Pratápolis;
Conselheira Fiscal: Suely Alves Ferreira Lemos – Prefeita de Delfinópolis;
Conselheiro Fiscal: Paulo César Vaz – Prefeito de Piumhi;
Conselheiro Fiscal: Cristiano Geraldo da Silva – Prefeito de Capitólio;
Conselheiro Fiscal Suplente: Adenilson Queiroz – Prefeito de Fortaleza de Minas;
Conselheiro Fiscal Suplente: Geovane Gualberto Macedo – Prefeito de Pimenta;
Conselheiro Fiscal Suplente: Samuel Alves de Matos – Prefeito de Vargem Bonita.
Fonte: Clic Folha