FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS CRESCE EM MG
Em relação à setembro de 2023, a pesquisa indica que o financiamento de veículos leves apresentou alta de 18,1%, o de motos cresceu 12,7% e o de veículos pesados aumentou 14,5% em Minas.
De acordo com Ana Paula Bastos, economista da Câmara dos Lojistas de Belo Belo Horizonte (CDL/BH), as mudanças econômicas do país, como a queda da taxa de desemprego, aumento da renda disponível, expansão do crédito e a queda da taxa de juros, vem possibilitando as pessoas a voltarem para o mercado de crédito e a compra de bens de maior valor agregado.
“E, nesse caso, o financiamento tanto para veículos novos quanto para usados é uma forma das pessoas adquirirem um bem utilizando o crédito. Além disso, outro fator essencial para o crescimento é a popularização dos aplicativos de transporte, que tem aumentado o número de profissionais atuando como motoristas e, consequentemente, a venda de carros financiados”, ressalta Ana Paula.
Paulo Casaca, economista da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) aponta que outro fator muito importante para explicar esse resultado é a queda na taxa de juros básica da economia.
“No ano passado, a taxa de juros era pelo menos dois pontos percentuais maior do que atualmente – ela estava na casa dos quase 13% ao ano. Atualmente, a taxa está um pouco acima de 10% ao ano e isso contribui positivamente, pois o custo de financiamento dos veículos é menor agora em 2024 do que era em 2023”, afirma o economista.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.