Informação com Credibilidade

Destaques

GOVERNO DE MG DEFINE NESTE SÁBADO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DE NOVAS DOSES

As 630.550 doses de vacinas contra COVID-19 que chegaram nessa quinta (13/5), em Minas Gerais, terão destinos e quantidades anunciadas neste sábado (15/5). A nova remessa conta com 422.750 doses da AstraZeneca e 207.800 doses da CoronaVac. A prioridade para uso do imunizante produzido pelo Instituto Butantan, será a aplicação da segunda dose para pessoas que estão com o esquema vacinal atrasado.

A segunda dose da vacina do Butantan é aplicada, normalmente, com um intervalo de 28 dias entre doses, porém, a falta de insumos para produção ocasionaram um atraso na entrega e, consequentemente, demora na aplicação do imunizante, em pelo menos sete estados brasileiros.
Após o sufoco sem insumos, o Instituto Butantan voltou a fabricar a CoronaVac no final de abril e a distribuição para os estados foi retomada na primeira semana de maio. Em Minas Gerais, cerca de 370 mil pessoas tiveram a aplicação atrasada.
Nesta semana, o estado recebeu 207.800 na quinta-feira (13/5) e mais 101.600 doses nesta sexta (14/5). Essas remessas serão usadas para contemplar o esquema vacinal de quem ainda não recebeu a segunda dose. Entretanto, as quantidades que cada município vai receber ainda não foram divulgadas.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), a planilha de distribuição será anunciada neste sábado (15/5) para todo o estado. Veja a nota na íntegra:
“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que a planilha de distribuição com o número de doses que as prefeituras irão receber e o público-alvo a ser vacinado serão anunciados a partir de sábado (15/5).
  
Desde a primeira remessa recebida de vacinas, em janeiro de 2021, assim que os imunizantes chegam à Central, a SES-MG confere se o quantitativo e a temperatura das vacinas estão adequados. Após a conferência, as doses são acondicionadas em câmara fria e é elaborada a planilha de distribuição para os 853 municípios de Minas e o quantitativo que vai para cada Unidade Regional de Saúde, pelo como todo o planejamento das rotas, já que a cada remessa o quantitativo de doses é diferenciado. Só após o alinhamento da distribuição com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), que ela é divulgada.
 
Lembrando que, para a entrega de vacinas, desde janeiro, todas as áreas envolvidas (Central da Rede de Frios, Imunização, Forças de Segurança, Gabinete, Assessoria de Comunicação Social, além das 28 Unidades Regionais de Saúde em todo o estado) estão trabalhando aos finais de semana para não interromper o fluxo de envio dos imunizantes um dia sequer.”
Ao todo, Minas Gerais já recebeu 8.762.490 doses em 20 remessas diferentes.