A rede pública de saúde de Minas Gerais já está realizando coleta de material dos pacientes para testes do tipo RT-PCR pela saliva, uma alternativa ao uso do “cotonete” de swab tradicional. “Já orientamos a rede e os laboratórios para terem essa alternativa, distribuímos também os frascos e, em alguns lugares, já estamos fazendo a coleta de saliva”, disse o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (2).

Em entrevistas anteriores, Amaral exemplificou que a coleta por swab pode ser ideal para pacientes internados, por exemplo, enquanto a coleta por saliva pode facilitar a coleta em crianças.

A partir desta quarta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) passa a incluir o volume de óbitos por Covid-19 por data de ocorrência nos gráficos da pandemia no Estado. Antes, o painel epidemiológico divulgado pela pasta continha apenas a quantidade de óbitos notificados por dia. Com a nova visualização, é possível acompanhar a evolução das mortes pela doença diariamente.

 

Shark News by Shark Themes