GOVERNO DE MINAS NÃO PRETENDE PRODUZIR VACINA CONTRA A COVID
Mesmo com as pressões feitas por políticos e pela sociedade civil para que a Fundação Ezequiel Dias (Funed), administrada pelo governo de Minas, produza vacinas contra covid-19, o secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, revelou que o estado não planeja, neste momento, produzir vacinas e sim objetiva comprá-las.
“Em relação ao papel que nós entendemos ter a Funed neste momento de epidemia, é um papel de compra e repasse para o Ministério da Saúde de vacinas que são possíveis de serem usadas nos brasileiros. A produção especificamente de uma vacina é uma estrutura demorada. Para se ter uma ideia, para se montar uma fábrica demora de 3 a 4 anos e, no caso específico da Funed, a nossa fábrica hoje trabalha na produção da vacina de meningite C para os brasileiros.”
Conforme Amaral, o objetivo do governo do estado é comprar as vacinas para repassar para o Ministério da Saúde.
“Nós não temos o objetivo inicial de produzir a vacina [contra a covid-19], nosso objetivo é adquirir a vacina e repassar para o Ministério da Saúde, uma vacina que seja viável, que se tenha um custo adequado e que possa chegar rapidamente ao povo brasileiro. Na grande maioria das vezes todas as empresas que nós contactamos tinham limitações na entrega da vacina ou por não estar pronta, ou por não estar em condição de ser autorizada pela Anvisa e o principal, a grande maioria dessas vacinas não teriam como chegar no universo de tempo curto conforme nós gostaríamos.”
Via Itatiaia.