HEMOMINAS PEDE DOAÇÃO DE SANGUE ANTES DO CARNAVAL
A Fundação Hemominas, responsável por garantir à população a oferta de sangue e hemoderivados de boa qualidade, lançou uma campanha para incentivar foliões e representantes de escolas de samba e de blocos de Carnaval possam doar sangue durante o período da folia. O estoque de sangue da rede está com o tipo sanguíneo O- em estado crítico e os O+, A+, A-, B- e AB- em alerta. O tipo sanguíneo B+ está adequado e o AB+ estável.
De acordo com a Fundação, neste período do ano, em que as pessoas estão mobilizadas com a folia, muitas pessoas deixam de comparecer para fazer a doação de sangue. No entanto, conforme o comunicado, por causa da movimentação nas estradas e dos riscos de acidentes, a necessidade de sangue nos hospitais e serviços de saúde pode até aumentar.
Por isso, a Campanha pede para que as escolas de samba e os blocos caricatos e de rua gravem um vídeo alertando os foliões para a necessidade de doar sangue antes de cair na folia. Os vídeos serão publicados nas redes sociais da Hemominas como forma de mobilizar mais pessoas.
“A Hemominas está habituada a receber grupos e caravanas de doadores durante todo o ano. E cada bloco/escola de samba pode entrar em contato com o setor de Captação de Doadores da unidade Hemominas mais próxima para receber as informações sobre como realizar a doação em grupos, caso prefiram comparecer em conjunto para fazer a doação”, informou a fundação.