Informação com Credibilidade

DepartamentosDestaquesGeralNotícias

HOJE É O DIA MUNDIAL DA CACHAÇA

Neste domingo (21 de maio) é comemorado o Dia Mundial da Cachaça e Minas é o maior produtor nacional de cachaça de alambique do país, com mais de 350 cachaçarias e quase 1.800 marcas. De cada três cidades que possuem estabelecimentos registrados no país, uma é mineira, segundo o Anuário da Cachaça 2021, publicado pelo Ministério da Agricultura em outubro de 2022.

Das dez cidades que mais produzem a bebida no Brasil, dez são de Minas. Salinas, no Sul de Minas, é a que mais se destaca com 16 cachaçarias. Em 2018, a cidade foi escolhida como a Capital Nacional da Cachaça, e com o selo de Indicação Geográfica, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, pelo Governo Federal.

“A produção de cachaça em nosso estado é muito significativa. Além de ser uma atividade econômica que gera renda e empregos, ela ocupa um lugar especial quanto ao pertencimento, já que está presente no país desde o período colonial, e de forte identificação. O trabalho desenvolvido na secretaria visa a valorização do setor e o incentivo à formalização”, comenta a diretora de Comercialização e Mercados da Seapa, Jaqueline de Fátima Santos.