DepartamentosDestaquesGeralNotícias

HOMEM FICA 7 DIAS DESAPARECIDO NO MATO, EM MG

Sete dias perdido no meio do mato, debaixo de sol e chuva, sobrevivendo sem se alimentar, apenas com a ingestão de água da chuva e de lagoas. Esta foi a superação do trabalhador rural José Lino Ferreira de Melo, de 60 anos. Ele foi encontrado e resgatado pelo Corpo de Bombeiros na tarde de domingo (8/12), numa mata, na zona rural de Pedras de Maria da Cruz, no Norte de Minas, onde estava desaparecido desde segunda-feira (2/12).

Conforme a servidora pública Beatriz Lopes de Melo, de 26 anos, sobrinha de José Lino, quando se perdeu no mato, o homem teve um quadro de confusão mental e de esquecimento devido à abstinência de álcool – pois tentava romper a dependência da bebida.

Após ser encontrado e resgatado, desidratado e debilitado, o trabalhador rural foi levado pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros para Montes Claros, onde está internado no Hospital Universitário Clemente de Faria, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

De acordo com Beatriz, que acompanha o tio no hospital, José Lino está lúcido e se recuperando bem, ainda que esteja um pouco fraco.

O trabalhador foi visto pela ultima vez em uma estrada vicinal, na manhã do dia primeiro de dezembro, na localidade de Riacho Buriti, a 30 quilômetros da sede de Pedras de Maria da Cruz, onde mora sua família. Na ocasião, ele segurava uma enxada e caminhava descalço em direção à casa da irmã.

A família relatou que buscas foram iniciadas ainda na segunda-feira, mas que as fortes chuvas dificultaram a localização. Na manhã de terça-feira (2/12), o Corpo de Bombeiros de Januária foi acionado para procurar pelo homem.

Os militares iniciaram as buscas com o uso de dois veículos, um drone operacional para o mapeamento aéreo e um cão farejador (Zeus), vasculhando áreas de mata, pastagens, riachos e trilhas.

Moradores da comunidade também se mobilizaram das buscas, a pé e com o uso de cavalos e motocicletas. Um dos participantes da força-tarefa foi o técnico em higiene dental Adailton Melo Ferreira. “Foi um trabalho muito exaustivo. A gente começava as buscas às seis da manhã e só terminava no final do dia”, declarou Adailton. Ele afirmou que também existem muitos pernilongos na região.

Conforme o Corpo de Bombeiros, o trabalhador rural foi encontrado sem roupas, deitado debaixo de uma árvore em estado de debilidade e desidratação. Ainda de acordo com os militares, durante todo o período de desaparecimento, José Lino ficou sem alimentação e consumiu apenas água da chuva e de lagoas da região, além de ter enfrentado forte calor e tempestade nos primeiros dias.

Segundo o morador Adailton, ao ser encontrado, o homem demonstrou que estava lúcido, mas apresentou estar muito debilitado e desidratado, pedindo água. Por isso, foi acionado um helicóptero do Corpo de Bombeiros, que fez o resgate, usando técnicas especiais em um local de difícil acesso. Em seguida, o homem foi levado para Montes Claros.