Hospitais da região voltaram a internar pacientes infectados com o coronavírus. Na Santa Casa de Passos, atualmente, há quatro pessoas com idades entre 54 e 91 anos que estão internadas na instituição. Outras cidades do Sul de Minas também registraram internações pelo vírus.

As equipes de saúde da Santa Casa começaram a perceber o aumento de pacientes infectados pelo vírus nas últimas duas semanas. O médico e coordenador da UTI, Rodrigo Silveira, explica o que pode ter ocasionado a volta desses casos na região.

“A gente acredita que isso pode ser um reflexo de um relaxamento de algumas medidas restritivas em relação à prevenção. […] E também uma possibilidade maior de circulação de cepas do vírus causador da Covid”.

Hospitais voltam a internar pacientes com Covid-19 no Sul de Minas — Foto: Reprodução EPTV

Hospitais voltam a internar pacientes com Covid-19 no Sul de Minas — Foto: Reprodução EPTV

Ainda de acordo com o médico, outro motivo que pode ajudar nessa retomada de casos é o clima mais frio. “As quedas na temperatura podem estar contribuindo, a gente acredita, já que houve um aumento dos casos de síndrome gripal, seja ela um resfriado, gripe e a Covid-19”.

Os pacientes atualmente internados na Santa Casa de Passos, segundo o médico, são adultos e idosos, e todos têm comorbidades. Ainda segundo o médico, há pacientes vacinados e não vacinados infectados pelo vírus.

“A gente acredita na vacina, que possa proteger de formas mais graves”, alerta o médico.

 

Segundo o médico, há leitos prontos tanto na enfermaria, quanto na UTI, para receber pacientes mais graves caso aconteça nas semanas seguintes. As pessoas internadas no local nos últimos dias já estão todos na enfermaria. O médico ainda recomenda que pessoas que tenham patologias de base tenham precaução ainda maior.

“Muito importante deixar claro que a pandemia não acabou. O vírus vai permanecer circulante na comunidade”.

Em outras cidades da região também há registros de internações de pacientes com Covid-19. Em Poços de Caldas, atualmente, duas pessoas estão internadas na UTI da Santa Casa. Em Pouso Alegre, duas pessoas estão internadas no Hospital Samuel Libânio. Em Varginha, são 6 pessoas internadas na enfermaria do Hospital Regional e na UPA.

Comente com sua conta do Facebook