Principais

HOSPITAL DE ALPINÓPOLIS PODE ENTRAR EM COLAPSO, ALERTA DIRETOR

No início da tarde desta terça-feira (04), o prefeito de Alpinópolis, juntamente com Juarez Vilela, provedor do hospital Cônego Ubirajara Cabral, foram até a rádio FM Ventania onde falaram ao vivo sobre a situação da pandemia do Coronavírus na cidade.

Segundo o responsável pelo hospital, todos os leitos reservados para pacientes com COVID-19 estão ocupados. Recentemente o hospital de Alpinópolis foi credenciado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a manter internados pacientes com sintomas leves e moderados da doença.

Além disso, a prefeitura está mantendo 4 ambulâncias a disposição do hospital, sendo, 2 no local e 2 de reserva, para os casos em que haja necessidade do transporte de pacientes bem como transferência para outros municípios.

Juarez disse que entre os pacientes em tratamento da COVID no hospital de Alpinópolis, 3 tem idade entre 29 e 38 anos. “Se a população não tiver consciência, não adianta ter estrutura física para atendimento, pois, vai sobrecarregar e não teremos vagas, vai morrer gente na porta do hospital por falta de leito se continuar como está”, alertou.

Sobre os casos em isolamento, Juarez disse que pelo menos 1/3 dos que estão em recuperação domiciliar, atualmente 44 segundo dados do boletim divulgado ontem, evoluem com necessidade de atendimento médico e internação. “Vamos ter que transferir pacientes para dar espaço para que outros sejam internados e vai chegar um momento que Passos não vai conseguir receber mais”, enfatizou.

PAPEL DOS PAIS É FUNDAMENTAL  

O prefeito Rafael Freire pediu que os pais segurem os seus filhos em casa e não deixe que eles saiam para locais com aglomeração e festas clandestinas. Pediu também que não sejam realizadas confraternizações no próximo domingo dia das mães, “não é hora de reunir família em casa para almoço e sofrer depois num hospital”, disse Rafael.

VACINAÇÃO 

Sobre a vacinação dos idosos, Rafael disse que o município dará sequência nesta quarta-feira (05), a imunização dos idosos com 63 anos e em seguida iniciar a vacinação daqueles com 62 anos. A expectativa é que até o fim de semana sejam vacinados os idosos com 60 anos.

Rafael lamentou que as vacinas que seriam compradas através do CISMIP tenham sido negadas pela ANVISA. Agora o município terá que seguir o cronograma do governo federal.

NOVO DECRETO

Após reunião com o Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19, um novo decreto foi formulado e entre as medidas adotadas, o funcionamento do comércio em geral com atendimento presencial está permitido até as 23:00 e após esse horário apenas delivery.

Outra novidade é a aplicação de multa em pessoas que estiverem em locais com aglomeração e/ou em festas clandestinas. Agora, além do proprietário, os frequentadores também poderão ser multados.